top of page

É membro do MNDH - Movimento Nacional dos Direitos Humanos, desde 2009. É Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia UFPR/UFT. Foi Professor Permanente no Mestrado em Ética e Epistemologia da UFPI (Filosofia). É Avaliador de Cursos de Graduação pelo INEP/MEC desde 2010. Participa do Núcleo de Sustentação e, atualmente, coordena o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar ligado à Anpof e integra o GT Filosofia Hermenêutica, também da Anpof. Foi membro da Comissão Nacional de Acompanhamento das Licenciaturas em Educação do Campo do MEC/SECADI (2015-2016). É membro da Red Iberoamericana de Educación en Territorios Rurales (RIBETER) e Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER). Pertence ao GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo da UFT. Possui Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2001), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho/RJ (2008). Fez Estágio de Doutorado na Université Paris I - Sorbonne. É Pós-Doutor em Filosofia pela UFRJ, com Cooperação Acadêmica na Universidade de Évora. Suas pesquisas e publicações se voltam ao racionalismo do séc. XVII, à hermenêutica, à desconstrução, ao ensino de filosofia e aos fundamentos filosóficos da educação do campo. É Coordenador Institucional da Escola da Terra na UFT e membro da Escola da Terra da UFG-CAT e da UFU.

Professor Adjunto do Curso de Filosofia - UFT.

Alessandro Rodrigues Pimenta

Graduação em Ciências Sociais (UFPB), Mestrado e Doutorado em Sociologia (UFPB). Atua nas áreas de Sociologia e Antropologia Urbana, Sociologia e Antropologia da Vida Cotidiana, Sociologia e Antropologia da emoção, Pensamento e Teoria Social.

Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais - UESPI - Parnaíba.

Alexandre Paz Almeida

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora/ UFJF. Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Prestou consultoria para o escritório da ONU em assentamentos urbanos na América Latina, ONU Habitat, de setembro de 2012 a março de 2013. Atuou como Agente de Suporte Acadêmico do Curso de Formação de Gestores Escolares SEB/ MEC 2009 e da Especialização - Gestão e Avaliação da Educação Pública/ Ceará, ambos oferecidos pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/ FADEPE/ UFJF), nos quais teve a oportunidade de orientar alunos de Pós-Graduação e participar de bancas avaliadoras dos trabalhos de conclusão de curso. Atuou como tutora a distância do Curso "Educação em Direitos Humanos", UFF/PROEX . Pesquisadora associada do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV/ UFRGS).

Professora Adjunta do Curso de Ciências Humanas - UFMA - São Bernardo.

Amanda Gomes Pereira

Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Mestre em Educação na linha de pesquisa Processo de Ensino-Aprendizagem em Educação através do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (2011). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, avaliação da aprendizagem, tecnologias na educação, formação de professores e pesquisa em educação. É membro integrante do grupo de pesquisa "Mediação Pedagógica"; coordena o Núcleo de Pesquisa em Mediação Pedagógica e Tecnologias Educacionais (MediaTec); coordena o Núcleo de Pesquisa em Avaliação da Aprendizagem (NUPAA). Foi Formadora e Pesquisadora do Programa - Um Computador Por Aluno (UCA); Professora Formadora do Programa PROINFO INTEGRADO (Programa Nacional de Educação Continuada em Tecnologias Educacional) - MEC/PROINFO; Professora Formadora do Programa Brasil Alfabetizado - MEC/GEEJA. Atuou como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2014-2016). É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Pedagogia (2018) e Coordenadora Pedagógica de Engenharia Agronômica do PRONERA (2018). É membro do Banco de Avaliadores (Basis) do INEP/MEC desde 2018 e atua como avaliadora Ad hoc para autorização e reconhecimento de IES (Presencial e EaD).

Professora Assistente do Curso de Pedagogia - UESPI - Parnaíba.

Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino

Doutor em Sociologia no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará (2009), mestre em Sociologia (2004) e bacharel em Ciências Sociais na mesma instituição. Professor Adjunto IV na Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Foi investigador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS (2007-2008), Graduando em Arqueologia e Preservação Patrimonial (Univasf). Coordenador do Núcleo de Cultura, Política & Patrimônio (UESPI).

Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais - UESPI - Parnaíba.

Clódson dos Santos Silva

Possui graduação em licenciatura e bacharelado (Zoologia) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional do Rio de Janeiro- (2000) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional do Rio de Janeiro - (2005). Atualmente atua como membro do núcleo estruturante, membro de colegiado de curso, pesquisador, orientador de projetos de iniciação científica (PIBIC) e de extensão da UESPI. Consultor ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Recentemente integrou o corpo de colegiado do Curso de Mestrado Profissionalizante em Ciencias Biológicas da UESPI em parceria com a UFMG (PROFBIO). Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia do gênero Astyanax, taxonomia integrativa, diversidade, morfologia, biologia e conservação de peixes teleósteos, especialmente da ordem Characiformes, peixes comerciais do Delta do Parnaíba, ictiofauna do rio Parnaíba, ictiofauna estuarina dos rios Timonha e Ubatuba. Curador da coleção ictiológica do Campus Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba. Nos últimos anos tem participado de projetos sócio ambientais como Sócio Diversidade da Ilha e Pesca Solidária.

Professor Adjunto do Curso de Ciências Biológicas - UESPI - Parnaíba.

Filipe Augusto Gonçalves de Melo.

.

Professor na Unidade Escolar Cândido Oliveira - Parnaíba.

Francisco Soares Bezerra

.

Professor no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante Ministro Petrônio Portela - Parnaíba.

Isaias Ribeiro

Advogada e Socióloga, mestra pelo Programa de Pós graduação em Sociologia na Universidade Federal do Piauí. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí, 2015/2016 Estagiária de sociologia na SASC- Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí, 2013 a 2014.Transcritora profissional de entrevistas.

Professora no Instituto Federal do Piauí -IFPI.

Jahyra Kelly de Oliveira Sousa

Doutoranda em Sociologia da UFMG. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sociológica, sociologia do conhecimento, cultura científica, sociologia da literatura, interacionismo simbólico e teoria da escolha racional.

Professora Assistente do Curso de Ciências Sociais - UESPI - Parnaíba.

Karina Maria Abreu Cursino

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí. Doutora e mestra em Políticas Públicas, linha de pesquisa Cultura e Identidade pela Universidade Federal do Piauí. Trabalha a relação voluntariado, políticas públicas, identidades sociais e câncer de mama, pesquisa que perpassa pela análise poliocular do Estado e do terceiro setor. 

Professora Adjunta do Curso de Ciências Sociais - UESPI - Parnaíba.

Lourdes Karoline Almeida Silva

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: amizade política, justiça, massificação, Hannah Arendt e Aristóteles.

Professor Adjunto do Curso de Filosofia - UESPI - Parnaíba.

Lucas Rocha Faustino

Possui doutorado em Literatura Comparada (2010) e mestrado em Literatura Brasileira (2006), ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também se graduou em Letras Português-Literaturas. Lecionou por 3 anos e meio como professor do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e por dois anos pela Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. Atuou por dois anos (de 2010 a 2012) como professor nos cursos de Turismo e Psicologia da UFPI (Universidade Federal do Piauí) e por 3 anos nos cursos de História e de Serviço Social do INTA (Instituto Superior de Teologia Aplicada) entre janeiro de 2010 e junho de 2013 e no Curso de Letras-Português da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) por dois anos (2011 e 2012) como professor substituto. Ministra disciplinas pelo PARFOR (UESPI E UFPI) por dois anos e meio. Foi coordenador do projeto PIBID Letras no Delta da UESPI de Parnaíba, vinculado ao Curso de Letras-Português entre 2014 e 2018 (4 anos). Coordena o PIBID de Letras-Português da UESPI de Parnaíba desde agosto de 2018 (a duração prevista para esta edição é de 18 meses). Integra o diretório do grupo de pesquisa CNPQ "Estudos de literatura contemporânea: política e gênero". Desenvolveu os seguintes projetos cadastrados na PROP-UESPI: Literatura e vida literária: um resgate da vida e dos registros literários na cidade Parnaíba e Investigações sobre a literatura contemporânea no Brasil. Coordenou 8 projetos PIBIC-UESPI: 1) A força da literatura homoerótica no Brasil: os descaminhos de João Gilberto Noll; 2) Anti-ilusionismo, jogo e indecidibilidade na obra de Bernardo Carvalho; 3) Tendências da ficção atual no Brasil: Sérgio Sant?Anna e a metaficção; 4) Literatura brasileira contemporânea: jogos com o duplo, o fantástico e a metaficção na obra de Rubens Figueiredo, 5) O romance policial de Luiz Alfredo Garcia-Roza, 6) as marcas da violência no romance O matador, de Patrícia Melo, 7) Desterritorialização e outros descentramentos no romance contemporâneo de Adriana Lisboa, 8) ficção e memória em O filho eterno, de Cristovão Tezza, sendo dois dos projetos contemplados com bolsas para os pesquisadores orientados na pesquisa. Coordena atualmente outros 4 projetos PIBIC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura brasileira contemporânea, Literatura comparada, literatura piauiense e Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura, Cinema, Rubem Fonseca, Júlio Cortázar, Bernardo Carvalho, Rubens Figueiredo, Sérgio Sant'Anna, João Gilberto Noll, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Patrícia Melo, Cristóvão Tezza, Adriana Lisboa, Marcelo Mirisola, Milton Hatoum, Luiz Ruffato, Chico Buarque, David Lynch, gênero policial, metaficção, antiilusionismo e jogo na ficção. Integra o Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras-Português da UESPI. Organizou 5 livros: Panorama da ficção brasileira contempor ânea v.1 (2019), Linhas & Letras: estudos de língua, linguística e literatura v.1 (2018), Entre as linhas do Piauí: 14 escritores em destaque (2015), Letras do Delta: estudos de língua, linguística e literatura da Faculdade Internacional do Delta (2013) e Psicopedagogia e educação (2013).

Professor Adjunto do Curso de Letras Português - UESPI - Parnaíba.

Marcílio Machado Pereira

Doutora em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2014). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Ceará (2009), mesma instituição pela qual é graduada em Psicologia (2005). Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí e do Programa de Pós Graduação em Comunicação/UFPI. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação, Identidades e Subjetividades (NEPCIS) e da Liga Acadêmica de Saúde Mental Piauiense. Linha de pesquisa: Mídia e Processos de Subjetivação. Interesse pelos estudos sobre processos de subjetivação, com ênfase em populações em situação de vulnerabilidade. Atuou como profissional de saúde mental e atualmente supervisiona estágio junto ao CAPS ad e à população em situação de rua no município onde atua - Parnaíba - PI.

Professora Adjunto do Curso de Psicologia - UFDPar - Parnaíba.

Monalisa Pontes Xavier

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA; Especialização lato senso em Filosofia Ética e Política pelo Instituto de Ensino Superiores do Maranhão - IESMA; Tutor à distância pelo curso de Filosofia da UEMANET. Última atuação como Professor substituto no Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.

Professor do Curso de Filosofia - UESPI - Parnaíba.

Paulo Thiago Alves Souza

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017).

Professor Adjunto do Curso de Matemática - UFDPar - Parnaíba.

Ricardo de Oliveira Mendes

Doutorando em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Língua Inglesa pela PUC-Rio e em Ensino de História da África pelo Colégio Pedro II (Rio de Janeiro) e licenciado em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade CCAA. É líder do grupo de pesquisa EntreSaberes docentes, linguisticos e literários e membro do grupo História, Cultura e Gênero. Possui os certificados CAE (Certificate in Advanced English) e CPE (Certificate of Proficiency in English), ambos emitidos pela University of Cambridge. Tem produzido e atuado nas seguintes áreas: literaturas de língua inglesa; estudos pós-coloniais; estudos de gênero, identidade e sexualidade; teoria queer; estudos culturais e literaturas de língua inglesa.

Professor Assistente do Curso de Letras Inglês - UESPI - Parnaíba.

Ruan Nunes Silva

Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI Graduada em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí - UFPI Os estudos são direcionados principalmente nas linhas teóricas de Sociologia da educação, Antropologia e Etnografias, Antropologia das Emoções, Etnomusicologia, Corpo, Performance, Música, Antropologia das Religiões e Antropologia Cultural e Urbana.

Professora do Curso de Ciências Sociais - UESPI - Parnaíba.

Sâmara Vanessa Nascimento Costa

Mestra em Ciência Política - UFPI, Bacharelada em Ciências Sociais - UFPI e Gestora de Recursos Humanos pelo IFPI. Atuou como tutora à distância no curso de Administração Pública da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais - NEPE/UFPI.

Professora do Curso de Ciências Sociais - UESPI - Parnaíba.

Sâmya Nagle de Oliveira Sousa

Com graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Educação física (licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em políticas públicas e sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente está cursando Psicologia (bacharelado) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e leciona no Instituto Federal do Piauí (IFPI Campus Parnaíba) a disciplina Sociologia para o Ensino Médio Integrado ao Técnico e a disciplina Sociologia da Educação para a Graduação (Licenciatura em Física). Desenvolve pesquisas, desde a graduação, relacionadas ao tema Sociologia do esporte, de forma que o foco tem sido em relação às políticas públicas de esporte e lazer para as juventudes. O tema juventudes tem sido também o foco principalmente no que diz respeito aos espaços sociais juvenis também como espaços educativos e os possíveis diálogos com a Sociologia no Ensino Médio.

Professor no Instituto Federal do Piauí - IFPI - Parnaíba.

Tarcísio Arquimedes de Araújo Carneiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2002) e Doutorado em História social pela Universidade Estadual Paulista (2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, teoria, história e relação poder/saber. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Ensino de História: linguagens e formação docente e discente (ENSINAHISTÓRIA).

Professor Adjunto do Curso de Ciências Humanass - UFMA - São Bernardo.

Washington Tourinho Júnior

Possui Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1999), Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (Educação) pela Universidade Vale do Acaraú (UVA - 2002) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2006). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social do Trabalho, História do Brasil Republicano e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ideias Políticas e Sociais, História do Brasil República, Ensino de História e História Moderna e Contemporânea.

Professor Assistente do Curso de História - UESPI - Parnaíba.

Yuri Holanda da Nóbrega

bottom of page